BUSCAPÉ

domingo, 19 de agosto de 2012

Reflexos do recém nascido

Todo bebê já nasce com alguns reflexos naturais, que podem ser percebidos ou não pelos pais.
Os movimentos reflexos começam ainda na gravidez, entre a 28a e a 35a semana, como a sucção."Ela e o choro são reações vitais para a sobrevivência e a proteção do bebê. O movimento de sugar já aparece no útero", afirma o fisioterapeuta Marcus Vinicius Marques de Moraes. Logo depois de nascer, se você colocar a boca do recém-nascido em contato com qualquer objeto, ele tentará abocanhá-lo. Mais tarde o bebê procura intencionalmente a chupeta, por exemplo, porque a sucção o acalma, ou vai às lágrimas para comunicar o que ainda não consegue dizer em palavras. Alguns reflexos ficam por mais tempo, como o de Moro, em que a criança, sentindo-se desequilibrada ou assustada por um ruído forte, joga a cabeça para trás e estica braços e pernas.
Estes reflexos desaparecem quando a maior parte das células está recoberta pela mielina. Lá pelo sexto ou sétimo mês, a conexão entre cérebro e corpo melhora, e o bebê perde aquele jeitão estabanado. A partir do terceiro mês, já é capaz de fazer alguns movimentos voluntários, como sustentar o pescoço. Isso porque o amadurecimento da medula se dá no sentido da cabeça para os pés.
Ainda na maternidade alguns desses reflexos são testados a fim de verificar o desenvolvimento do bebê.
São seis os reflexos mais importantes e há mais de 15 exercícios feitos na maternidade para testá-los. 
Ao menos seis desses movimentos – marcha, sucção, pontos cardeais (toca-se os cantos da boca ou lábios inferior e superior e a criança vira a cabeça em direção ao toque como se quisesse mamar), preensão das mãos, do pés e reflexo de Moro — devem ser reavaliados nas primeiras consultas pediátricas. "Alterações nos reflexos podem sinalizar problemas futuros. Os exames servem para evitar que a criança tenha pouco ou nenhum atraso em seu desenvolvimento. É uma ação preventiva", diz a neonatologista Marina de Moraes Barros. "Quanto mais reflexos observados, melhor. Porém, com esses seis já é possível saber se a criança é saudável. O importante é o resultado do conjunto, e não de um reflexo isolado", ressalta Marina. 

Os reflexos do bebê e suas reações:
 
Reflexo de marcha automática


Reflexo de marcha automática
O bebé está deitado de barriga para baixo, com as pernas flectidas. Quando se lhe toca na planta do pé, estica as pernas e empurra o corpo para a frente. Os répteis fazem o mesmo: quando sentem uma pressão nas extremidades, respondem avançando para a frente.

Reflexo de sucção
Quando se toca suavemente na boca do bebé, ele abre-se e começa a sugar ou a chupar. Desta forma, pode comprovar-se mais à frente se o bebé tem fome ou se está cansado. Se lhe toca e suga, é porque tem fome; se chupa é porque está cansado.

Reflexo de preensão palmar


Reflexo de preensão palmar
Se um adulto coloca um dedo na palma da mão do bebé, ele aperta-o de imediato e com força. Os dedos da criança não se fecham simplesmente, mas adaptam-se na perfeição ao contorno do dedo do adulto e agarram-se com firmeza. Trata-se de uma grande façanha para o bebé: o reflexo é tão forte que o recém-nascido, muitas vezes, é capaz de aguentar o seu próprio peso suspenso durante uns segundos. Este reflexo (que vem de quando, há milhares de anos as crianças tinham que agarrar-se à penugem da Mãe) perde-se por volta dos três meses. Nesta altura a criança continua a agarrar o dedo, mas solta-o de seguida. Com quatro ou cinco meses, já é capaz de agarrar aquilo que se lhe oferece: um novo padrão de movimento e a vontade sobrepõem-se e anulam o reflexo inicial.

Reflexo de Moro
O recém-nascido descansa sobre os braços do adulto. De repente, o adulto inclina os braços uns 30.º, pelo que o bebé tem a sensação de que vai cair. O reflexo produz-se como reacção ao susto:  primeiro abre os braços para os lados (para que os pais o vejam); depois volta a juntá-los e, de  seguida, fecha as mãos (para se agarrar). Some por volta do segundo ou terceiro mês.

Reflexo de galant
O bebé está deitado de barriga para baixo. Passamos-lhe os dedos pelos rins, paralelamente à coluna vertebral. Se se faz no lado esquerdo, o corpo curva-se ligeiramente para a esquerda, enquanto se o fizermos do lado direito alonga-se para a direita.

Reflexo de tonicidade axial
O bebé está deitado de barriga para cima. Se roda a cabeça para a esquerda, estica a perna e o braço esquerdos e flecte o braço direito (como se fosse um jogador de esgrima). Porquê? Nesta idade, a cabeça determina a postura do corpo e das suas extremidades. É uma reacção muito primitiva, que os bebés têm em comum com os animais. Costuma desaparecer no terceiro mês.

Reflexo de escalar
Segura-se o bebé debaixo dos braços e mantemo-lo erguido. As suas pernas ficam suspensas livremente. Se o aproximamos até que o peito de um dos pés toque na mesa, automaticamente levanta o pé, flecte o joelho e sobe o pé para a mesa. O que origina este movimento é o toque do peito do pé.

Reflexo de marcha
Seguramos o bebé por debaixo dos braços,  e mantemo-lo erguido. De seguida, começamos a baixá-lo para o chão (pode ser a cama, o sofá, uma mesa…) até o pousar. Quando um pé toca no chão, o bebé levanta-o dobra o joelho e dá um passo para a frente. De seguida, entra em acção a outra perna. O que parece uma predisposição precoce para andar é, na realidade, uma parte dos exercícios que o bebé fazia dentro da barriga da mãe. Ali, apoiava os pés contra a parede abdominal e caminhava sobre ela. Este reflexo apenas se pode observar durante três meses, pois nesta idade a criança já desenvolveu movimentos mais complexos (patear, virar-se apoiar-se…).

Sucção e busca pelo seio 
O bebê abre a boca e suga o que aparece à sua frente. Ao tocar qualquer região em torno da boca, ele vira o rosto para o lado estimulado. A busca pelo seio desaparece por volta do segundo mês, quando o reflexo da sucção passa a ser voluntário. 

Engatinhar 
De bruços, o bebê estica as pernas, como se tentasse rastejar, quando alguém lhe dá apoio nos pés. Some por volta do quinto mês.

O vídeo a seguir mostra como testar alguns reflexos do bebê:
 

Informações retiradas dos sites:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário