BUSCAPÉ

sábado, 25 de agosto de 2012

Os 5 sentidos do bebê: paladar

Sempre me perguntei se o que eu comia influenciaria no paladar da minha filha. E descobri que sim.
Que o bebê já nasce com o paladar desenvolvido e que é capaz de distinguir diferentes sabores, tendo preferência por alguns deles.
O leque de sabores do bebê começa a se desenvolver muito cedo. A partir da 12ª semana de gravidez o feto é capaz de reconhecer algus sabores, graças ao líquido aminiótico. Ele precebe a variedade da alimentação da mãe, percebe rapidamente os 4 sabores principais: doce, salgado, amargo e azedo, dando preferência ao doce.
No nascimento o bebê já demosntra sinais de prazer ou repulsa em relação aos sabores de base. sSas papilas gustativas, mais numerosas do que no adulto, estão prontas para descobrir este sabores. O bobê aprende, pouco a pouco, a apreciar outros sabores, pois o sabor do leite varia de acordo com a alimentação da mãe.
 
 
Como desenvolver o paladar do seu filho
De 4 a 6 meses: ofereça mordedores ao bebê. O bebê vai sentir esses objetos em sua boca e irá brincar com a saliva.
De 7 a 9 meses: a partir dos 6 meses o bebê aprende a colocar os elementos na boca e a reconhecer sua consistência. A descoberta de novos alimentos se dá pouco a pouco, iniciando-se com alimentos mais pastosos e, posteriormente, passando aos mais consistentes.
- Evite a mistura na boca de muitos sabores: uma vez que o seu bebê já está familiarizado com um alimento, associe este com sabores menos intensos.
- Para realçar o sabor dos legumes sem tirar suas propriedades, utilize especiarias. Ex.: cenoura com coentro, abóbora com cominho e couve-flor com tomilho.
- Misture consistências pastosas com mais líquidas. Ex.: purê de batata com molho. Assim estimulará a precepção do bebê.
 
Informações retiradas do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário