BUSCAPÉ

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os cabelos do bebê

Ainda na maternidade, já se nota as diferenças entre a cabeleira dos bebês. Tem uns que nascem cabeludos, outros praticamente carecas. Alguns nascem loiros e escurecem, outros nascem castanhos e clareiam. Os cabelos são um grande mistério.
Essas diferenças se devem, principalmente, a influência genética deixada pelos pais. Ou seja, nascer cabeludo ou careca não tem nada a ver com a saúde da mãe ou do bebê durante a gestação.
É importante que os pais se lembrem que cada criança se desenvolve de maneira diferente e que os cabelos de seus bebês se desenvolverão tal qual os dos demais. Tem criança que fica sem cabelo o primeiro ano todo. O prazo máximo para os cabelos nascerem é até o final do segundo ano. É muito raro não nascer os cabelos dos bebês, mas isso pode ocorrer por conta da falta do bulbo capilar e se chama alopecia.
Dentro da barriga da mãe os cabelos nãao têm função alguma, no entanto, após o nascimento, estes têm a função de proteção, aquecendo o couro cabeludo.
Esses primeiros cabelos não são definitivos.
É normal os bebês perderem o cabelo nos primeiros seis meses, mais especificamente entre 2 e 6 meses. Isso acontece porque o ciclo capilar tem três fases: crescimento, repouso e queda. Nos recém-nascidos, todos os folículos capilares entram no período de repouso ao mesmo tempo. (O mesmo processo muitas vezes afeta a mãe depois do nascimento do bebê.)
Essa calvície gradativa normalmente é atribuída a fatores hormonais. Antes de nascer, o feto possui alta concentração de hormônios sexuais, provenientes da mãe. Depois do parto, esses níveis caem e o cabelo do bebê cai junto.
O bebê também pode ter falhas no couro cabeludo por dormir na mesma posição, ou por preferir virar o pescoço para um lado só quando está deitado. À medida que ele começa a se movimentar mais, principalmente quando começa a sentar, esse tipo de falha desaparece.
Às vezes a criança nasce com um monte de cabelo, escuro e liso, e o cabelo vai caindo e enche o lençol do berço. Quando o cabelinho novo nasce, ele pode vir numa cor totalmente diferente, e com outra textura também (mais fino, mais grosso, crespo).
Mas atenção, Queda de cabelo em excesso depois dos 6 meses deve ser mencionada ao pediatra, porque pode indicar um problema nutricional ou uma doença.
 
Os cuidados com os cabelos do bebê
Geralmente mães de primeira viagem não sabem como cuidar dos cabelos do bebê. Mas mesmo que seu bebê tenha pouco cabelo ou apenas uma penugem, é importante que a experiência de lavagem dessa área do corpo seja agradável para ele. Estabelecer bons hábitos desde o início possibilita com que seu filho protique o bom cuidado dos cabelos no futuro.
Para cuidar dos cabelos do recém nascido o fator chave é que o toque seja suave. Seja cuidadosa para evitar muita pressão na "moleira" dele. Mesmo aqueles que possuem pequena quantidade de fios precisam desembaraçar os cabelinhos após o banho, com escova de cerdas macias. Existem escovas e pentes próprios para bebês.
A escolha do shampoo também é um fator importante. Nos três primeiros meses recomenda-se lavar com o sabonete próprio, o mesmo usado para o banho. Depois disso, já dá para usar xampu neutro. No entanto, os produtos infantis podem ser usados até os 12 anos de idade.
Após lavar os cabelos é importante enxaguá-los corretamente, com água abundante para remover todo o resíduo de shampoo. Seque suavemente com a toalha. Se o bebê tiver muito calor e transpirar muito, evite deitá-lo logo em seguida, para não pegar umidade no travesseiro, pois isso pode fazer com que se desenvolva uma micose no couro cabeludo.
Lembre-se de sempre ser muito carinhosa com seu bebê. Isso ajuda a deixar esse momento ainda mais agradável.
 
Informaçoes retiradas dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário