BUSCAPÉ

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desenvolvimento do bebê: 3 a 4 meses

O bebê continua se desenvolvendo e trazendo alegrias aos seus pais, que irão perceber novas habilidades adquiridas pelo mesmo.
 
 
Com 12 semanas (quase 3 meses): o bebê descobre mais nuances da vida: nessa idade o bebê já pode enxergar todo um cômodo da casa, vira-se quando ouve sons altos, e consegue juntar suas mãos. Vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais e vai perceber que pode gritar. Depois do salto o bebê praticamente não vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida. Como nos outros saltos, os pais são o porto seguro do mundo do bebê e ele se apoia nisso. Ele pode começar a reagir de maneira diferente fora de casa ou no colo de um estranho. Ao mesmo tempo que o bebê tem uma grande curiosidade em reparar no mundo que o rodeia, ele também é muito sensível às novidades e por isso se sente mais confortável e seguro nos braços dos pais.
O lobo temporal do bebê, que participa da audição, da linguagem e do olfato, fica mais receptivo e ativo. Por isso, ao ouvir sua voz, seu filho pode olhar diretamente para você e começar a fazer sons para responder. Mas falar e ouvir são atividades que podem cansá-lo. Nessa idade, se seu filho desviar o olhar ou perder a concentração enquanto você conversa com ele ou lê uma história, não é preciso se preocupar com possíveis problemas na audição.
A partir do 3 mês, a palpação (gesto que consiste em apalpar fortemente um músculo ou um grupo de músculos) desenvolve a linguagem corporal. Aos 3 meses o bebê descobre as mãos e começa a manipular objetos. Portanto, ofereça brinquedinhos a ele.
A boca é o principal instrumento do bebê para conhecer o mundo. Ela discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes do corpo do bebê. Ele ainda não leva o pé à boca, mas as mãos são saboreadas junto com brinquedos moles que já consegue pegar. Os movimentos reflexos continuam a diminuir. O da marcha, por exemplo, é trocado pela tentativa voluntária de seu filho ficar apoiado nas duas pernas quando colocado em pé. A coluna está mais ereta. No final do terceiro mês, o bebê consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. Em atividade, os movimentos do bebê avançam. Ele começa a virar o corpinho para o lado. Já tem noção de profundidade desde que nasce, mas não de perigo, que é algo a ser aprendido. Por isso, cuidado com as quedas. Do terceiro para o quarto mês aparecem os arrulhos ou balbucios. "Quando os pais conversam com os filhos, eles respondem com sons e entonação como se estivessem mantendo um diálogo", diz a pediatra Rosa.
O bebê tem um pico de crescimento com 3 meses.
 
Capacidades
O que a maioria das crianças consegue fazer:
•Reconhecer rostos e cheiros
•Ficar com a cabeça erguida por um tempo prolongado
•Visualizar objetos em movimentos
O que parte das crianças consegue fazer:
•Chiar, Murmurar e falar suavemente
•Soprar
•Reconhecer sua voz
•Dar puxadas de leve
O que algumas crianças conseguem fazer:
•Virar o corpo para trás
•Seguir o som
•Segurar coisas com as duas mãos
 
Padrões de sono
O padrão de sono muda. A criança dorme 16 horas por dia. Ainda é bastante e existe uma razão. "O bebê precisa disso tudo de sono para não consumir calorias a mais do que as necessárias, já que o seu metabolismo trabalha loucamente", diz Lembo. E, ao dormir, o bebê controla seu desenvolvimento. Ele alterna sono profundo e sono REM (quando os olhos se movimentam). Sabe-se que é no REM que os adultos sonham. Não dá para comprovar se os bebês fazem o mesmo, mas é nessa fase do sono que as células de seu cérebro formam novas sinapses. A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas.
 
Informações retiradas dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário