BUSCAPÉ

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Meu bebê nasceu, e agora?

Depois do parto um turbilhão de emoções aflora e um monte de perguntas aparecem na cabeça da mãe.
No hospital ela está assistida e tem ajuda das enfermeiras quando as coisas apertam. Mas assim que chega em casa e a mãe se vê "sozinha" com um bebê rescém nascido e debilitada pelo trabalho de parto. Então tudo muda.
Primeiramente temos que colocar na cabeça que um bebê é diferente do outro, que eles já vêm com personalidade própria e sabem bem o que querem e, principalmente, que não existe uma receita pronta para resolver os intermináveis choros do bebê.
Não se sinta culpada ou frustrada se as coisas não sairem como esperava. Criamos muitas expectativas de como o bebê será depois que nascer, mas geralmente eles são completamente diferente do que esperávamos. Lembre-se, você está se adaptando ao jeito de ser do bebê e ele ao seu jeito de ser. Sugestões e opiniões são bem-vindas, mas somos "programadas" para ser mãe. Siga seus instintos.
Não tenha vergonha de pedir ajuda. Cuidar de um bebê toma muito tempo e você provavelmente não vai conseguir fazer muita coisa nos primeiros meses.
O bebê é muito delicado e precisa de cuidados especiais. Mas principalmente ele precisa de muita atenção e carinho.
O bebê também percebe seu nervosismo e sua ansiedade e passa a chorar mais. Tente manter-se o mais calma possível e se afastar de situações de stress.
E o mais importante: Curta cada momento, pois o tempo passa rápido demais!
Seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário