BUSCAPÉ

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Doulas

Quando estava pesquisando maternidades para realizar meu parto, vi que muitas permitiam a presença de DOULA. Eu não conhecia esse profissional, então fui procurar saber do que se tratava.
Eis o que encontrei:

O que significa DOULA?
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Hoje em dia essa palavra é utilizada para denominar as mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
Antigamente a gestante era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes (geralmente que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo), tais como suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, . Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da mulher parida, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças.
Com o tempo o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, de forma que fomos perdendo esse contato com as mulheres mais experientes. Dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto.
O médico está ocupado com os aspectos técnicos do parto. As enfermeiras obstetras passam de leito em leito, se ocupando hora de uma, hora de outra mulher. As auxiliares de enfermeira cuidam para que nada falte ao médico e à enfermeira obstetra. O pediatra cuida do bebê. Apesar de toda a especialização, ficou uma lacuna: quem cuida especificamente do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela doula ou acompanhante do parto.
Cabe ressaltar que a doula não substitui o acompanhante na hora do parto. Ambos estarão presentes para dar suporte emocional nesse momento de ansiedade.
As dulas não podem ser consideradas parteiras pois não realizam procedimentos médicos como auscultação fetal, medição de pressão e exame de toque do colo uterino. Sua função intraparto é de dar apoio físico e emocional à mulher em trabalho de parto.
O que a doula faz?
Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.
Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..
Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.
O que a doula não faz?
A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

Informações retiradas dos sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário