BUSCAPÉ

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mãe de menino: cuidados especiais


Meninos precisam de cuidados diferentes das meninas na região genital. Então, segue aqui algumas dicas de como cuidar do pequeno tesouro do seu bebê:
* No menino, o prepúcio é firmemente aderido à glande. Isto não significa fimose, que só pode ser diagnosticada após alguns meses. No primeiro mês basta limpar externamente o genital nas trocas de fraldas e no banho. A manobra de descolamento progressivo do prepúcio, popularmente chamada de "massagem" é atualmente contra-indicada pelos especialistas, a menos que seja bem orientada pelo pediatra.
* Existem algumas alterações que podem aparecer no saquinho do recém-nascido. A hérnia inguinal ou escrotal caracteriza-se por um abaulamento na região que surge quando a criança chora e desaparece quando o choro cessa. Este tipo de hérnia só se resolve com cirurgia, que pode ser programada para quando o bebê tiver mais peso, por volta de uns 10 quilos. Entretanto, se a hérnia ficar encarcerada (o abaulamento não desaparece quando o choro cessa) é preciso consultar imediatamente o médico, pois poderá ser necessária uma cirurgia de emergência.
* Outro problema é a hidrocele, um acúmulo de água no saquinho que o deixa maior e mais cheio. Na maioria dos casos a cura é espontânea, mas as vezes é necessária uma cirurgia para sua correção.
* Em alguns meninos, um ou os dois testículos podem não estar presentes no saquinho ao nascimento, deixando-o vazio. Isto pode ser normal, principalmente nos primeiros dias de vida e se corrigir espontaneamente. Mas pode também ser permanente e neste caso um tratamento com hormônios poderá resolver o problema. Se isto não ocorrer, uma cirurgia deve ser feita oportunamente. 

Lembre-se que a higienização da região é muito importante para evitar possíveis infecções.

Informações retiradas do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário