BUSCAPÉ

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cuidados com o bebê

Todos os bebês precisam de cuidados, pois não sabem fazer nada sozinhos. Maa muias vezes a mãe não sabe tudo o que deve ser feito ou como fazê-lo.
Pense que seu filho é um ser humano. Sendo assim ele possui as mesmas necessidades que você.
Além disso, lembre-se de que ele passou de 7 a 9 meses protegido dentro da sua barriga. Ele conhece sua voz e seu cheiro. Ele é capaz de saber pelo seu tom de voz como você está emocionalmente. Dessa forma, uma mãe nervosa passa ansiedade e insegurança ao bebê, deixando-o mais "chorão".
Aí vão algumas dicas dos cuidados básicos ao bebê:
Banho: Para mães de primeira viagem, esse momento gera muia ansiedade, pois muitas vezes ela não sabe direito como fazê-lo. Na verdade, em geral, as maternidades eninam as mães como dar banho no bebê, mas vale lembrar alguns pontos:
* Procure dar banho em um local tranquilo, sem corrente de ar e com temperatura agradável
* Separe tudo o que você for usar na hora do banho (roupa, toalha, fralda, sabonete, algodão, cotonete, álcool 70 para limpar o coto umbilical)
* Dê o banho no bebê, lembrando de limpar todas as dobrinhas e os órgãos genitais
* Evite deixar cair água no ouvido do bebê
* Seque todas as dobrinhas, para evitar a proliferação de fungos
* Limpe o ouvido do bebê apenas do lado de fora (não introduza o cotonete dentro do ouvido)
* Limpe o nariz com o cotonete, apenas na bordinha da narina

Troca de fraldas: Independente se você usa fralda de pano ou fralda descartável, estas devem ser trocadas regularmente. Nos primeiros meses é importante que a troca seja realizada a cada 2 ou 3 horas. Mas se antes disso a mãe perceber que o bebê está sujo, ela deve realizar a troca. Em casa, utilize preferencialmente algodão e água morna para limpar a região, deixando o lenço umidecido apenas para quando for sair, pois eles modificam o pH da região, facilitando o aparecimento de irritações. Não esqueça de passar a pomada de prevenção de assadura em toda troca de fraldas. Evite utilizar talco, pois eles podem ser inalados pelo bebê causando problemas pulmonares.

Amamentação: O bebê deve ser amamentado exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. A introdução de Leite Artificial ou outros alimentos deverá ocorrer somente com orientação do Pediatra. O bebê deve ser amamentado a cada 3 horas no máximo, a fim de evitar hipoglicemia. Após amamentar, não esqueça de colocar o bebê em posição vertical para arrotar, a fim de evitar a formação de gases e o refluxo.

Moleira: Nossas avôs e mães sempre nos ensinaram que devemos tomar cuidado com a moleira do recém-nascido, dada a sua fragilidade. Entretanto, essa região pode ser tocada, acariciada e lavada normalmente. A compressão, porém, não é aconselhada, pois não há camada óssea a proteger o cérebro do bebê (no décimo oitavo mês os ossos da cabeça se fecham, fazendo com que a moleira desapareça).


Outros cuidados:
* Sempre higienize as mãos antes de pegar o bebê e peça para as visitas fazerem o mesmo (álcool em gel é recomendado nesse caso)
* Evite ficar beijando o bebê, pois você pode passar bactérias da sua boca para ele
* Fique de olho se o bebê não está com calor ou com frio, pois ele é mais sensível às mudanças de temperatura
* Leve-o regularmente ao pediatra para acompanhar o crescimento e desenvolvimento
* Siga o calendário de vacinação. Não deixe de dar nenhuma vacina, pois elas são importantes para seu bebê.
* Qualquer coisa diferente que estiver acontecendo com seu bebê ou qualquer dúvida que tenha, procure ajuda médica.

E o mais importante de tudo: dê muito carinho para o seu bebê. Ele se sentirá seguro e confiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário