BUSCAPÉ

sábado, 1 de setembro de 2012

Desenvolvimento do bebê: Nascimento a 1 mês

O bebê acabou de chegar em casa e seus pais ficam se perguntando o que ele já sabe, quando vai aprender coisas novas, como vai ser seu desenvolvimento.
Então, vamos ver mês a mês o que o bebê é capaz de fazer e o que aprende nesse período.
 
 
Nas primeiras horas de vida o bebê já sabe distinguir os odores, mostrando através de mímicas aqueles que lhes são agradáveis. Também sabe distinguir um cheiro familiar de um cheiro novo. A criança, com seu olfato, pode distinguir seu pai, sua mãe, irmãos, avós. Esta aptidão precoce é feita tanto a nível de odores naturais quanto perfumes e essências utilizados por essas pessoas.
O leque de sabores do bebê começa a se desenvolver muito cedo. A partir da 12ª semana de gravidez o feto é capaz de reconhecer algus sabores, graças ao líquido aminiótico. Ele precebe a variedade da alimentação da mãe, percebe rapidamente os 4 sabores principais: doce, salgado, amargo e azedo, dando preferência ao doce.
No nascimento o bebê já demosntra sinais de prazer ou repulsa em relação aos sabores de base. sSas papilas gustativas, mais numerosas do que no adulto, estão prontas para descobrir este sabores. O bebê aprende, pouco a pouco, a apreciar outros sabores, pois o sabor do leite varia de acordo com a alimentação da mãe.
Durante a gravidez a pele é o vetor essencial de comunicação entre a mãe e o bebê. O sentido do toque é o primeiro a aparecer, em torno da boca e na palma da pão, desde o 7º mês de gestação.
Os pais podem se comunicar desde muito cedo com o bebê: a pele da barriga da mãe estabelece o contato entre o bebê e o mundo, criando um diálogo. Não hesite em acariciar o ventre ou em fazer ligeiras massagenspois o bebê sente os gestos que você realiza.
No nascimento, a necessidade de segurança do bebê é mais forte que tudo. O bebê depende totalmente da mãe. O contato pele com pele o reconforta bastante, ajudando na passagem da vida utaria para a vida exterior.
A audição é um dos sentidos mais desenvolvidos no feto. A partir do 7º mês de gravidez o seu bebê já tem capacidade de reagir a sons.
O feto desperta para o mundo exterior com os barulhos que ele ouve, tais como:
- O som surdo do coração da mãe
- As vozes do pai e da mãe
Sendo assim, seu bebê já ouve bem desde que nasce, tirando os casos em que há alguma deficiência auditiva. Conforme cresce, ele vai usar o ouvido para absorver uma quantidade enorme de informação sobre o mundo que o cerca, o que por sua vez estimulará o cérebro e colaborará para conquistas no âmbito físico como sentar, virar, engatinhar e andar.
Desde que nasce, o bebê reconhece os barulhos ouvidos no útero, presta atenção às vozes, principalmente as mais agudas, e responde a sons conhecidos (sua fala, uma história que ouve com frequência etc.). Não sabe distinguir a origem dos sons, mas vai reagir a eles, movimentando os braços e pernas.
Pode se assustar com barulhos fortes e repentinos. Músicas suaves, cantigas de ninar, uma voz suave, palavras reconfortantes são capazes de acalmá-lo.
Estes momentos de comunicação são importantes, pois o bebê reconhece melhor a mãe pela voz e pelo cheiro do que pela silhueta. É muito importante conversar com ele, principalmente nos momentos de dor.
A audição do seu bebê estará totalmente madura ao final do primeiro mês de vida, mas vai demorar um pouco mais para que ele realmente entenda tudo o que está ouvindo.
Quando nasce, o bebê não sabe usar os olhos de forma concomitante, por isso fica "vesguinho" com frequência. O bebê já enxerga, mas uma imagem embaçada, desfocada. Ele não distingue os relevos e as cores. Ele não gosta de luzes fortes porque sua retina ainda não tem proteção para este tipo de iluminação.
Ele consegue focar bem uma imagem a 45cm de distância, que é a distância do colo ao rosto dos pais. A criança observa a mãe e o pai o tempo todo, memorizando seus traços e aprendendo a reconhecer suas vozes. Faça o teste. É bem possível que você perceba como o recém-nascido reconhece a voz da mãe.
O nível de atenção do bebê ainda é bem pequeno, e a tarefa de se ambientar ao mundo externo ao útero já é estímulo suficiente para as próximas semanas.
A alimentação e o sono entram aos poucos na rotina. Acordado, o bebê parece estabanado e assustado em seus movimentos. Ele não os controla, são reflexos involuntários. 
 
O bebê tem um pico de crescimento com 7-10 dias e 2-3 semanas.
 
Os padrõe de sono:
Recém-nascido: 1 Semana
- Bebê dorme bastante, 15-18 horas/dia
- Geralmente em intervalos de 2-4 horas
- Não há padrão de sono
2 a 4 semanas
- Sem tabela de horários, permita que o bebê durma quando precisa
- Bebê provavelmente não dormirá por periodos longos à noite
- O maior período pode ser de 3-4 horas
Informações retiradas dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário