BUSCAPÉ

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os 5 sentidos do bebê: tato

Toque. É através dele que podemos passar carinho, afeto, compreensão, entre tantos sentimentos mais. Não é a toa que se fala tanto do "calor humano".
O tato é o responsável por tantas sensações que temos e é desenvolvido ainda dentro do útero. Essencial para o bebê, é um dos primeiros sentidos a amadurecer.
Durante a gravidez a pele é o vetor essencial de comunicação entre a mãe e o bebê. O sentido do toque é o primeiro a aparecer, em torno da boca e na palma da pão, desde o 7º mês de gestação.
Os pais podem se comunicar desde muito cedo com o bebê: a pele da barriga da mãe estabelece o contato entre o bebê e o mundo, criando um diálogo. Não hesite em acariciar o ventre ou em fazer ligeiras massagenspois o bebê sente os gestos que você realiza.
No nascimento, a necessidade de segurança do bebê é mais forte que tudo. O bebê depende totalmente da mãe. O contato pele com pele o reconforta bastante, ajudando na passagem da vida utaria para a vida exterior.
Em geral, pode-se começar a massagear o bebê quando o cordão umbilical já está cicatrizado. A pele é o órgão mais extenso do corpo e pode trazer estimulações importantes ao bebê. Este aprecia muito ser tocado.
Prematuros ganharam peso mais rápido quando massageados seis vezes ao dia, demonstrou uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Miami, nos EUA. O neurologista americano Saul Schanberg, da Universidade Duke, observou que o toque estimula a produção do hormônio do crescimento. Seguindo um raciocínio similar, maternidades brasileiras adotam o método mãe-canguru, pelo qual os prematuros ficam no colo da mãe. "O bebê sente o calor e o cheiro da mãe, e ouve os batimentos cardíacos, o que remete ao útero", diz Carlos Alberto Landi. Resultado: diminui o tempo de internação e aumenta o vínculo entre eles. Atenção! Recém-nascidos não fazem manha. Portanto, não deixe seu bebê chorando, apenas aconchegue-o.
 
 
Como estimular o sentido do tato
Em todas as idades, descubrs o prazer de se comunicar com o bebê através dos 5 sentidos. A suas massagesn e carícias durante o banho, por exemplo, vão ensiná-lo a descobrir seu corpo. O seu filho se sentirá envolvido, protegido e em segurança. Privilegiar o contato pele com pele com cumplicidade: são momentos de ternura e de despertar, partilhando totalmente os primeiros meses de vida do seu bebê.
Do 1º ao 3º mês
Carícias para reconfortar. Colo é fundamental.Além disso, durante a amamentação, procure promover o maior contato possível de sua pele com a do bebê. Depois do banho, faça massagens em seu corpinho com movimentos rítmicos e leves nas pernas, braços, mãos etc. Com um mês deve-se privilegiar as carícias que respondem à necessidade de segurança e de calma do bebê. As trocas corporais são a primeira linguagem do seu bebê, que divide as emoções contigo. A partir de dois meses aplique ligeiras pressões, para estimular o seu sistema sensitivo. A partir do 3 mês, a palpação (gesto que consiste em apalpar fortemente um músculo ou um grupo de músculos) desenvolve a linguagem corporal.
Aos 3 meses o bebê descobre as mãos e começa a manipular objetos. Portanto, ofereça brinquedinhos a ele.
Do 4º ao 6º mês
A partir do 4 mês as emoções dão lugar à descoberta do mundo físico. O bebê torna-se mais dinâmico, pode levantar a cabeça quando deitado de barriga para baixo e começa a tocar-se (mãos nos pés).
Para desenvolver os sentidos do seu bebê, nada melhor do que oferecer novas texturas para ele tocar (espumas, líquidos, água, leite, spray, cremes, óleos) e várias sensações agradáveis à pele (frescura, leveza, suavidade).
Introduza progressivamente os jogos no universo da criança. Uma boa opção é o tapete de atividades, pois ajuda a estimular a visão e o toque, além de novos sons.
O banho é uma ótima ocasião para descobrir novas sensações. Aproveite para brincar com o sue bebê durante o banho. Depois do banho, envolva o bebê em uma toalha quente e o coloque em seu colo para um delicioso abraço. Em seguida, cuide bem de seu corpo, passando um bom hidratante ou um óleo corporal.
A prtir dos 4 meses (após as primeiras vacinas) já é possível ir à piscina com o bebê, com o acompanhamento de um especialista. Ele descobrirá novas sensações através desse contato com a água.
Do 7 ao 9 mês
A partir do 7º mês o bebê já começa a agarrar objetos com a mão e sacudí-los. Ofereça livros em cartões espessos para que ele possa folhear. Ele também passa a gostar de empurrar e perseguir objetos, rastejando. Entre os 7 e 9 meses ele começa a tentar sentar-se e brinca tentando virar-se. Com 9 meses começa a engatinhar.
Do 10º ao 12º mês
O bebê se diverte com objetos que se encaixam uns nos outros, como brinquedos de encaixe, blocos de montar etc.
1 a 2 anos
O pequeno já anda e procura comer sozinho. Apesar da lambança que ele provavelmente irá fazer, ter contato direto com a comida é uma forma saudável de estimular esse sentido.Coloque uma caixa próximo a ele para que possa guardar os brinquedinhos.
2 a 3 anos
Ensine-o a pintar com giz de cera e façam uma brincadeira juntos: apóie um papel em superfícies com texturas diferentes e passe o giz por cima.O resultado será surpreendente. E nos dias quentes, deixe-o brincar com água, mas mantenha-se sempre perto para supervisioná-lo.
Informações retiradas dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário