BUSCAPÉ

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os benefícios da Shantala

Depois que minha bebê nasceu, algumas pessoas me disseram que eu deveria fazer a massagem Shantala nela, pois ajudaria muito.
Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa massagem e, sinceramente, não sabia nem como se escrevia. Então busquei na internet e descobri que a mesma traz muitas vantagens e benefícios para o bebê.
Primeiramente, vamos entender o que é shantala.
A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.
Graças à “descoberta” de Leboyer, e ao seu livro: SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional, Shantala vem sendo cada vez mais popular em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios.
Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. Foi esse encantamento, a relação, interação e vinculação que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais apronfudarem o vínculo afetivo com seus bebês.
Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança.
Essa massagem faz parte da cultura indiana. É um ensinamento passado de geração para geração. Na Índia, as mães costumam massagear os filhos até completarem 10 ou 12 anos, idade em que ainda cabem no colo, usando uma técnica que é conhecida no ocidente como Shantala. “Aqui no Brasil essa massagem é feita no colo em crianças até 5 anos, em média, porque elas são maiores do que as indianas”, explica o fisioterapeuta Marcelo Doi. Entre os 5 e 10 anos, a massagem também pode ser feita com a criança no chão.
 
 
Benefícios
É através do toque e das palavras que os bebês reconhecem os pais. E nada é mais gostoso do que fazer carinho, apertar e brincar com os filhos. Essa relação de amor, afeto e cumplicidade traz muitas vantagens tanto para os pais quanto para os bebês.
Além de manter os bebês relaxados, a Shantala também auxilia na prevenção de cólicas. “Cerca de 80% das cólicas são causadas pelo stress que o bebê recebe ao longo do dia, principalmente da mãe, que às vezes fica tensa em relação à como lidar com o filho”, afirma o pediatra. Outra vantagem da técnica é a segurança que a mãe adquire, já que muitas mulheres têm medo de pegar a criança. “A aproximação feita pela Shantala traz uma tranquilidade muito grande para a mãe, faz com que ela conheça melhor o corpo do bebê e tenha uma relação mais íntima com ele”, justifica Álvaro de Oliveira.
Porém, os benefícios da massagem não são apenas imediatos. A criança que é submetida à Shantala se torna um adulto mais seguro, tranquilo e determinado. “Ela será uma pessoa que enfrenta mais os problemas, além de ser mais afetiva e carinhosa porque teve essa troca de carinho na infância”, diz Roberta Mattos, que é fisioterapeuta e coordena o curso para gestantes do Hospital Universitário (HU).
É exatamente por causa dessa troca de carinho que é recomendado que a massagem seja feita pela mãe ou pelo pai. “A Shantala cria um vínculo afetivo muito grande. Já vi mães levarem os filhos em consultórios para receberem a massagem e sentirem ciúmes", diz Roberta. Não há idade mínima para a aplicação da massagem, mas recomenda-se que ela comece a ser feita após o bebê completar o primeiro mês. O pediatra Álvaro de Oliveira indica que a Shantala seja aplicada todos os dias, na mesma hora em que o bebê toma banho, para aproveitar ainda mais esse momento.
No caso de mães que voltam a trabalhar depois do término da licença maternidade, Roberta Mattos diz que a massagem pode ser semanal. “Indico que as mães escolham um dia mais tranquilo. O ato tem que ser prazeroso para a mãe e para a criança. Se ela fizer a massagem estressada vai passar todo o stress para o bebê.”
 
Cuidados na hora da massagem
Antes de começar a massagem, a fisioterapeuta Roberta Mattos explica que é preciso preparar o ambiente. As portas e janelas devem estar fechadas para evitar que entre vento e, se for inverno, deve ser utilizado um aquecedor, já que os bebês perdem calor rapidamente.
A Shantala é feita com o bebê desnudo no colo da mãe ou do pai. O óleo utilizado deve ser neutro, como o óleo de amêndoas, para evitar reações alérgicas. Outra sugestão é que a mãe sempre utilize uma toalha para proteger as partes íntimas do bebê, caso ele urine. A massagem é feita em todo o corpo e rosto e sempre termina com um banho. “A banheira e a água aquecida já podem ficar prontas ao lado. Em seguida, a mãe pode trocar o bebê e amamentá-lo”, sugere Roberta.
Apesar de trazer vantagens, o pediatra Álvaro Luiz de Oliveira diz que as mães que não sabem aplicar a Shantala não devem ter medo de massagear seus filhos. “Qualquer mãe pode pegar seu filho peladinho, deitá-lo no colo ou colocá-lo sobre o seu corpo, apalpar esse neném e conversar com ele para conhecer essa criança. É essa a relação que vai trazer benefícios”, exemplifica Oliveira.
O pediatra recomenda também que mesmo as situações cotidianas sejam feitas com mais atenção. “Na hora de trocar a fralda, ao invés de fazer isso ‘aos trancos’, é melhor fazer carinhosamente, com calma. É uma mudança de atitude”, diz Álvaro de Oliveira. “Você acaricia o neném e isso gera a massagem. É um afago, na verdade, é instintivo”, completa Roberta Mattos.
 
Aplicando a técnica no seu bebê
O vídeo a seguir mostra como aplicar a técnica Shantala em seu bebê:
 
 
 
Informações retiradas dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário